DRYOPTERIDACEAE

Elaphoglossum nigrescens (Hook.) T.Moore ex Diels

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Elaphoglossum nigrescens (DRYOPTERIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

336.549,29 Km2

AOO:

104,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre nos Estados do Amazonas, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina(Windisch; Kieling-Rúbio, 2010). No entanto, não há registros botânicos disponíveis para o Estado do Ceará (CNCflora, 2012)Segundo registros em herbários, a espécie ocorre entre 10 m (Labiak, P. H., 3496, UPCB 57884) e 1.000 m (Labiak, P. H., 3638, NYBG 871012)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie é amplamente distribuída e presente em unidades de conservação (SNUC).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Em um estudo realizado em três montanhas da Serra do Mar paranaense foram encontrados quatro indivíduos em 1,8 ha (2,2 ind/ha) (Paciência, 2008).

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa, (Salino et al., 2009)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: A espécie é uma erva, tem o hábito epífita, raramente terrícola(Vasco et al., 2009).A espécie ocorre em solos arenosos provenientes de sedimentos marinhos como os predominantes na planície litorânea do Paraná (Paciência, 2008).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Por estarlocalizada ao longo da costa brasileira, a vegetação de restinga está sob intensa pressão da ocupação humana e conseqüente alteração dapaisagem original, o que dificulta a sua conservação (Mantovani, 2003). Osecossistemas de restinga vêm sendo degradados desde a colonização eencontram-se reduzidos a pequenas manchas remanescentes (Mantovani, 2003). Devido ao solo arenoso e solto, as restingas sãoaltamente vulneráveis ao impacto antrópico. Uma grande porcentagem já foi destruídapela mineração, pelo desenvolvimento imobiliário e pela agricultura (CEPF,2001). A vegetação da restinga é geralmente mais densa e baixa do que outrostipos de vegetação florestal da região, o que faz dela uma fonte de madeira elenha muito apreciada para residências ou pequenas indústrias (Galindo-Leal; Câmara, 2005).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga,2007).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Reserva Natural Rio da Cachoeira, Estação Ecológica da Ilha do Mel, Estação Ecológica de Guaraguacu, PR, Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, Reserva Volta Velha, SC, Reserva Biológica Augusto Ruschi, ES, Parque Estadual da Serra do Mar (CNCFlora, 2011), Parque Estadual Jacupiranga (Salino; Almeida, 2008), Estação Biológica Alto da Serra de Paranapiacaba (Vasco et al., 2009), SP.